Secretaria Acadêmica

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-feira Manhã 08h00 às 12h30
Tarde 14h00 às 17h00


A Secretaria Acadêmica da Fatec São José dos Campos presta informações, auxilia, controla e organiza diversos aspectos relacionados à vida acadêmica do estudante por meio de atendimento presencial, telefônico e e-mail. Dentre os serviços desenvolvidos estão:


Matrícula Inicial

A Secretaria Acadêmica recebe a documentação para ingresso na Instituição é a responsável pela inclusão dos novos estudantes no SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e da criação de seus Usuários e Senhas para acesso.
Para os ingressantes por Vestibular a matrícula é realizada automaticamente em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso.
As datas para abertura de editais para solicitação de ingresso por transferência, retornando de egresso, ou portador de diploma de curso superior estão previstas no Calendário Acadêmico.
Se impossibilitado de comparecer para realizar a matrícula, o candidato pode indicar um representante, portando uma procuração para fins específicos de realização de matrícula inicial, juntamente com os documentos exigidos.


Matrícula de Veteranos

As matrículas são processadas pelo SIGA conforme Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das FATECs.
A matrícula de veteranos é obrigatória em cada período letivo, de acordo com o Calendário Acadêmico, sendo que a ausência de matrícula em um período letivo implica no trancamento automático da matrícula (caso o aluno ainda tenha direito).
A Matrícula de Veteranos se dá da seguinte forma (resumidamente):
- O aluno acessa o SIGA;
- Entra na interface de matrícula On-Line;
- Faz a escolha das disciplinas que cursará no atual semestre (selecionando e clicando em Matricular Selecionadas ou utilizando a ferramenta para escolher outras turmas);
- Clica em Confirmar para finalizar a realização da matrícula.
Caso o estudante queira incluir ou excluir disciplinas da sua matrícula, deverá procurar a Secretaria Acadêmica no período estipulado no Calendário Acadêmico para solicitar a alteração de matrícula.
Obs.: A solicitação será encaminhada para análise da Direção e poderá ser indeferida, caso ocorra conflitos de horário, falta de vagas para a disciplina solicitada ou não cumpra o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das FATECs.


Desistência de Disciplinas

O estudante poderá realizar a desistência de disciplinas no período determinado pelo Calendário Acadêmico, obedecendo ao limite mínimo a cursar no semestre atual. A solicitação deverá ser realizada na Secretaria Acadêmica, através do preenchimento de formulário específico para este fim, sendo a Secretaria responsável pelo registro desta solicitação no SIGA.
As solicitações de desistência serão indeferidas, caso:
- o aluno já tenha solicitado desistência da disciplina anteriormente;
- seja uma disciplina em que a matrícula for obrigatória (artigo 42);
- não obedeça ao limite mínimo de disciplinas a cursar no semestre atual.


Trancamento de Matrícula

O aluno que, por qualquer motivo, não efetuar sua pré-matrícula ou matrícula final em pelo menos uma atividade curricular, terá trancamento automático de sua matrícula naquele semestre letivo, desde que ainda não tenha usufruído os dois trancamentos previstos neste regulamento.
O aluno tem direito, mediante solicitação, a 02 (dois) trancamentos de matrícula consecutivos ou não. Neste caso, a solicitação poderá ser feita a partir do início da Matrícula de Veteranos e até o transcurso de 2/3 (dois terços) de um dado período letivo entrando em contato pelo site, via e-mail ou entregando formulário específico devidamente preenchido na Secretaria Acadêmica.
Obs.: É vedado ao aluno o trancamento de matrícula no período letivo de seu ingresso no curso que realiza.


Cancelamento de Matrícula

Será cancelada a matrícula quando:
- Constatada a ausência injustificada do aluno ingressante por concurso vestibular em todas as aulas das 02 primeiras semanas do primeiro período letivo regular correspondente ao semestre de ingresso;
- O aluno ingressante não obtiver aprovação em nenhuma das atividades curriculares em que esteve matriculado no primeiro período letivo regular correspondente ao seu ingresso, não computadas dispensas (aproveitamentos de estudos e/ou exames de proficiência) eventualmente concedidas;
- O aluno, após 6 (seis) semestres de matrícula regular não tiver obtido um Percentual de Progressão superior a 33%;
- O aluno não concluir seu curso de graduação no prazo máximo fixado para a sua integralização, não computados os trancamentos de matrícula;
- O aluno solicitar o cancelamento por escrito entrando em contato pelo site, via e-mail ou entregando formulário específico devidamente preenchido na Secretaria Acadêmica;
- O aluno não confirmar o trancamento automático previsto neste regulamento;
- O aluno for enquadrado em situação de trancamento, não tendo mais direito a nenhum trancamento;
- A FATEC tomar conhecimento de que o aluno está matriculado em outra instituição pública de ensino superior;
- O aluno for condenado à pena de expulsão em processo disciplinar.


Estágio

A Secretaria Acadêmica também é responsável pelo recebimento, registro, encaminhamento para assinatura e devolução de contratos de estágio e acordos de cooperação, assim como o recebimento e encaminhamento dos relatórios de estágio.


Abono de Faltas

Não há abono de faltas, exceto nos seguintes casos:
- Convocação para cumprimento de serviços obrigatórios por lei;
- Exercício de representação estudantil em órgãos colegiados, nos horários em que estes se reúnem;
- Falecimento de cônjuge, filho, pais ou padrastos e irmãos, 3 (três) dias;
- Falecimento de avós, sogros e cunhados, 2 (dois) dias.
Em qualquer dos casos previstos, deverá haver comprovação mediante apresentação do formulário específico devidamente preenchido, de uma cópia de documentação correspondente: convocações, declarações ou atestados, conforme o caso, num prazo de até 15 (quinze) dias após a ocorrência para que possa realizar a solicitação.


Regime de Exercícios Domiciliares

São considerados merecedores de tratamento excepcional, os alunos temporariamente impossibilitados de frequência, mas em condições de aprendizagem, podendo compensar suas ausências às atividades presenciais solicitando o regime de exercícios domiciliares, desde que se enquadrem nos seguintes casos:
- Alunas gestantes, a partir do 8º (oitavo) mês de gestação, por um período de 90 (noventa) dias ou, em casos excepcionais com comprovação médica, por período superior;
- Portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas, desde que se constituam em ocorrência isolada.
São condições para que o aluno seja submetido ao regime de exercícios domiciliares:
- Requerimento em formulário específico devidamente preenchido, protocolado junto à Secretaria Acadêmica solicitando o Regime de Exercícios Domiciliares, no prazo máximo de cinco dias úteis contados a partir da data do afastamento;
- Laudo médico contendo assinatura e nº do CRM, período do afastamento não inferior a 15 (quinze) dias, especificando a natureza do impedimento e informações de que as condições intelectuais e emocionais necessárias para o desenvolvimento das atividades de estudo estão preservadas;
- Existência de compatibilidade entre a natureza das disciplinas envolvidas e a aplicação do regime, a critério da Coordenadoria do Curso, sendo excluídas atividades de natureza eminentemente prática, estágios, práticas laboratoriais etc;
- Duração que não ultrapasse um máximo admissível, em cada caso, para a continuidade do processo de aprendizagem, a critério da Coordenadoria do Curso;
- Aprovação do pedido pelo Diretor da Unidade, após parecer favorável da Coordenadoria do Curso, ouvido o professor responsável pelas disciplinas envolvidas.
- O acompanhamento das atividades do regime de exercícios domiciliares será feito pelo professor responsável pela disciplina e todos os processos de avaliação deverão ser equivalentes àqueles aplicados aos demais alunos matriculados na atividade, seja no grau de dificuldade, seja no conteúdo abrangido.
Importante: É de responsabilidade do aluno, manter-se em contato com os professores para o cumprimento das tarefas estabelecidas no regime de exercícios domiciliares.
Impedimentos não contemplados no Regime de Exercícios Domiciliares por não atenderem às disposições estabelecidas, serão computados como faltas.


Expedição de documentos acadêmicos

A expedição de documentos acadêmicos é efetuada com base nas informações cadastradas no SIGA e nos documentos mantidos em arquivos.

Documentos emitidos pela Secretaria Acadêmica Prazo para emissão
(em dias úteis)


Atestados de Matrícula 05
Documento firmado por escrito, por servidor em razão do cargo que ocupa ou função que exerce que certifica, a pedido do estudante, situações ou dados específicos de natureza acadêmica.
Existem os seguintes tipos de atestados:
Simples;
Com horário;
Com as disciplinas matriculadas;
Com previsão de conclusão;
De conclusão de curso;
Com outras informações não listadas acima.


Atestados de Vaga 05
Documento firmado por escrito, por servidor em razão do cargo que ocupa ou função que exerce que certifica a existência de vaga remanescente, a pedido do candidato.


Carteira de Identidade Estudantil 10
Documento de identificação que o estudante recebe para que possa ter acesso aos Laboratórios, Biblioteca, etc.
A Carteira de Identidade Estudantil é intransferível, devendo a mesma ser apresentada sempre que for solicitada.


Certificado de Conclusão de Curso 05
Documento oficial assinado por autoridade competente, que atesta conclusão de curso.


Ementas (Conteúdo Programático) 05
Sinopse das disciplinas que evidencia suas principais características (Conteúdo, Objetivo, Bibliografia Básica e Complementar).


Histórico Escolar 05
O histórico escolar comprova as disciplinas já cursadas com a avaliação e frequência obtida.
O SIGA disponibiliza notas e frequência parciais na Interface do Aluno, visando mantê-lo informado sobre a situação das disciplinas/módulos cursados.


Para requerer os documentos listados acima, existem 3 opções:
- Via SIGA em Solicitações -> Solicitação de Documentos.
- Entrando em Contato pelo site ou nos enviando mensagens via e-mail.
- Preenchendo formulário específico na Secretaria Acadêmica.

A Secretaria Acadêmica não emite versões digitais dos documentos solicitados.
Se impossibilitado de comparecer para realizar a retirada, o aluno pode indicar um representante, portando uma procuração para fins específicos de retirada de documentos, ou enviando uma autorização contendo os mesmos dados via e-mail.



Cursos oferecidos na Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - Prof. Jessen Vidal

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

80 vagas | Manhã
Informação e Comunicação

Automação e Manufatura Digital

40 vagas | Manhã
Produção Industrial

Banco de Dados


40 vagas | Noite
Informação e Comunicação

Gestão da
Produção Industrial

40 vagas | Noite
Controle e Processos Industriais


Gestão Empresarial


40 vagas | EaD
Gestão e Negócios

Logística

40 vagas | Manhã
40 vagas | Noite
Produção Industrial

Manutenção de Aeronaves


40 vagas | Noite
Produção Industrial

Projetos de Estruturas Aeronáuticas

40 vagas | Noite
Produção Industrial